terça-feira, 9 de outubro de 2012

Projeto Conto e Reconto - Educação Infantil


Projeto “Conto e Reconto”



Público alvo: Comunidade escolar
Período: III unidade
Turma: Grupo 5
Disciplina:Todas as matérias
Professora responsável: Joice Araújo


Justificativa:
O conto é o gênero literário mais moderno, cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Afim de ampliar o repertório de contos dos estudantes e instigar sua imaginação este projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma releitura/recriação dos contos.

Objetivos:
Ampliar o repertório de contos tradicionais
Apreciar histórias de diferentes contextos
Participar das etapas de elaboração do reconto
Identificar as diferenças existentes entre o conto e o reconto

Metodologia:
Apresentar o projeto aos alunos, mostrando-lhes capas de todos os contos que irão fazer parte do projeto. Este acontecerá quinzenalmente no pátio da escola, onde a professora contará o conto à turma nas quintas-feiras e o reconto às sextas-feiras.
Na quinta-feira, após a contação da história a professora fará um momento de reflexão, onde os alunos poderão expor o que acharam de ponto negativo e positivo na história, dizendo o que poderia ser mudado, criando ali uma nova versão que será contada no dia posterior.
Na sexta-feira, após o reconto a professora irá organizar uma oficina, onde os alunos poderão produzir lembranças diversas dos contos e recontos.
ORGANIZAÇÃO DA CONTAÇÃO DO “CONTO E RECONTO”
CONTO
DATA DO CONTO
DATA DO RECONTO
Os três porquinhos
12/07
13/07
Chapeuzinho Vermelho
26/07
27/07
João e Maria
09/08
10/08
Lobisomem
23/08
24/08
Patinho feio
05/09
06/09
Bela adormecida
20/09
21/09
Branca de neve
04/10
05/10

No dia 11/10, a professora irá relembrar os contos do projeto através de imagens, afim de junto com os alunos escolher o reconto que será dramatizado na culminância do projeto.
Nos dias 16 a 25/10 acontecerá os ensaios da dramatização do reconto.

Culminância
A culminância do projeto será no dia 26 de outubro com a apresentação no pátio da escola para o público alvo, a apresentação constará da dramatização pelos alunos de um dos recontos do projeto. Nesta apresentação os alunos estarão vestidos a caráter dos personagens da história e o pátio caracterizado do cenário da mesma.

Unidade:
III unidade.

Recursos:
Papel metro, lápis colorido, tinta guache, cola, tesoura, cartazes, kami, papéis diversos (cartolina, camurça, crepon, carmo, etc.)

Avaliação:
O aluno será avaliado através de sua participação ativa nas contações, nos ensaios, confecções de cartazes, vestimentas e acessórios, materiais solicitados e apresentação final do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário